
Se você nunca fumou um cigarro sequer, mas convive com fumante que traga na sua presença, pode ter certeza que a cada cigarro que ele fuma você está fumando três.O motivo desse calculo é que a fumaça ingerida pelo fumante passa pelo filtro do cigarro, o que elimina mais de 60% dos agentes cancerígenos, broxantes e tantas outras porcarias que existem no cigarro, mas a fumaça que o fumante passivo aspira não passa por filtro algum, vai direto para os pulmões. Então se algum de nós, não fumantes, acha que o pulmãozinho está "zerado", "sãozinho da silva", podemos estar redondamente enganados!
Ano passado copiei uma Lei Municipal existente em Bagé, onde o minicípio proíbe o fumo em locais públicos fechados, aplicando penalidades pecuniárias aos infratores (estabelecimentos ou clientes). Entreguei a cópia do projeto ao então vereador Delco Suarez, pai do Thiaguinho (cliente padelmania). Delco seguiu adiante com minha (copiada) idéia e entrou com o projeto, adaptando-o à Livramento, na Câmara de Vereadores. O projeto de Lei foi aprovado e faltou ser sansionado pelo prefeito. O Edil Suarez não se reelejeu (2008 foi ano de eleição municipal) e nunca mais ouvi falar neste projeto. Talvez esteja em alguma gaveta no executivo ou legislativo. Afinal o pai (autor do projeto) está ausente, e em política infelizmente é assim que funciona.
No padelmania já presenciei algumas situações constrangedoras envolvendo o cigarro. Gente jogando e reclamando (com absoluta razão) de quem estava na beirada da quadra com a chaminé a todo vapor. Fica muito complicado e antepático para o administrador mandar alguém apagar o cigarro ou retirar-se. Graças a Deus nunca precisei fazer isso, as coisas sempre se resolveram entre as partes. Mas em março deste ano tomamos a tão adiada decisão e restringimos o espaço dos fumantes para uma área próxima das janelas externas, no mezanino. Tive sucesso, o pessoal entendeu super bem nossa preocupação com a saúde geral, afinal, quem vai jogar pádel está praticando atividade física e tem que ter preservado o direito de respirar ar puro.
Na semana passada o estado de São Paulo deu exemplo para todo Brasil apertando o torniquete contra os fumantes, restringindo os espaços, exemplo esse que o nosso vizinho do outro lado da rua (Uruguay) nos dá desde 2006 quando Tabaré Vazques proibiu fumar em locais públicos, logo depois estendendo-se para o privado. Experimente sacar e acender um cigarro em algum restaurante ou festinha de aniversário no Uruguai, você é "mirado" como se fosse assassino! Hoje no Uruguai houve uma mudança cultural e é aprovado por mais de 80% da população.
Fumar em locais fechados , junto com pessoas que não fumam é errado. Esta conclusão parece óbvia, mas até bem pouco tempo não era tão óbvia assim. O Brasil só tem um caminho a seguir: o do país hermano e do Estado Paulista!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário